A amniocentese é um procedimento no qual o líquido amniótico é aspirado de dentro do útero para realização de diferentes exames. O líquido amniótico é o líquido que envolve e protege o bebê durante a gravidez. Este líquido contém células fetais e várias proteínas.
Embora a amniocentese possa fornecer informações valiosas sobre a saúde do bebê, é sempre importante entender os riscos e possíveis benefícios do procedimento- e estar preparado para os resultados.
O exame pode ser feito à partir de 16 semanas e sempre guiado por ultrassom.
Em relação às principais indicações da amniocentese, temos:
- O exame pode fornecer informações sobre a composição genética do bebê. Geralmente, a amniocentese é oferecida quando os resultados dos testes de rastreamento do 1o trimestre estão alterados. Seu médico pode indicar o procedimento caso os resultados do ultrassom morfológico de primeiro trimestre ou do teste não invasivo de DNA fetal (NIPT) – forem de alto risco ou preocupantes. Você poderá optar pela amniocentese para confirmar ou descartar um diagnóstico.
- Teste pulmonar fetal – uma amostra de líquido amniótico pode determinar se os pulmões do bebê estão maduros o suficiente para o nascimento.
- Diagnóstico de infecção fetal –em alguns casos, a amniocentese é usada para avaliar a presença de infecções nos fetos, como a toxoplasmose e infecção por citomegalovírus. O procedimento também pode ser realizado para avaliar a gravidade da anemia em bebês com incompatibilidade Rh – uma condição incomum que pode ocorrer em gestantes com tipo sanguíneo Rh negativo.
- Tratamento. Em casos de aumento significativo de líquido amniótico durante a gravidez, a amniocentese pode ser feita para drenar o excesso de líquido amniótico do útero.
- Teste de paternidade. A amniocentese permite coletar DNA fetal para realização do teste de paternidade.
- Você tem um histórico familiar de uma condição genética específica ou você ou seu parceiro são portadores conhecidos de uma condição genética: a amniocentese pode ser usada para diagnosticar muitas doenças gênicas -como fibrose cística.
- O seu médico pode recomendar a amniocentese para diagnosticar ou descartar condições genéticas associadas a achados anormais na formação do bebê pelo ultrassom.